Mudando a perspectiva

Mudando a perspectiva

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Uma reflexão breve sobre tendências sociais atuais: modo de se expressar - roupas, identidades etc.

É de causar estranheza qualquer modificação no forma de comportamento de uma cultura.
As tendências são firmes e presas á cada geração, no entanto sofrem um contínuo processo de modificação, fazendo com que apenas poucos anos de diferença entre um grupo ou indivíduo para outro gere um conflito grande.
Se para as pessoas que beiram os 30 até os 40, as coisas que as de 20 fazem são estranhas, ainda maior é esse aspecto quanto maior é a distância nas extremidades desse pensamento: Pessoas de 70 simplesmente não entendem as tendências dos de 10, 15, 20.
A atual forma de expressão gera uma grande questão em todos âmbitos sociais, já que é uma forma bem livre e forte de expressão: usam muitas cores, são livres de preceitos, os cabelos não seguem uma norma.
A questão que é muito levantada é a do homossexualismo, que aparentemente, se tornou algo sem tabu, para essa geração, as pessoas estão se sentindo mais livres para dizer o que gostam e o que não gostam. Bem, isso pode ser visto de duas maneiras: presa a moldes antiquados e que camuflam a verdade, ou entender que esta maneira de ver as coisas é mais justa.
Creio que é constitucional o direito de ir e vir, de ser livre (perante algumas normas e leis, mas livre no fundo, em poder ser o que quiser), dessa maneira parece mais sensato deixar as pessoas serem o que bem entendem, a questão da sua felicidade é sua, a de terceiros cabe apenas a terceiros. Se voce é feliz por gostar do sexo oposto òtimo (participo desse gosto, rsrsr), se você se sente feliz estando ao lado de alguém do seu sexo, que ótimo, que assim seja.
A única ressalva que eu faço é do movimento mais cabeça aberta acabar passando por uma nova norma e uma maneira de moda. Todos tem direito a ser o que quiserem, mas o grande problema é aquele que não partilha de uma visão igual a de seu grupo. Acho que essa maior flexibilidade pode fazer com que pessoas que ainda não estejam bem definidas quanto a qual conduta sexual seguir, acabarem acreditando que o homossexualismo seja a resposta. Entendam que não falo de maneira cheia de preconceito, digo mais, eu julgo certo a pessoa se descobrir e seguir o caminho que assim é mais certo, sendo assim julgo errado alguém que não é homossexual seguir essa conduta, assim como acho errado uma pessoa de conduta homossexual ter que fazer fachada como se gostasse do outro sexo.
Da mesma maneira que antigamente as pessoas precisavam encobrir a homossexualidade, eu temo hoje, que as coisas tenham invertido tanto, e a parte que antes era reprimida hoje seja a opressora. Creio que o que pode ocorrer é uma inversão naquele sistema do homossexual querer se esconder, parece doido, mas creio que a tendência é o heterossexual não cumprir essa orientação devido ao grupo e a ideologia ali presente.
Prezo pela felicidade de todos, sendo felizes do jeito que julguem ser o melhor para seguir. Heteros sendo héteros e homossexuais sendo homossexuais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário