Mudando a perspectiva

Mudando a perspectiva

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Olhos de lagartixa

Podia passar quarenta vezes pelo sofá, e lá estava ela
a senhora lagartixa, olhando o ntinho passar.
dobrando meias, camisas ou calças.
televisão era chato pra ela, o que a animaa era assobiar enquanto eu passava,
falava com a voz rouca "bii" ou "ieieu"...
quantas vezes perguntava se eu não queria comer mais, ou se não queria mesmo comer mais um pedaço de frango que tava no prato dela, mas que segundo ela "não gosto de frango e nem encostei".
ela foi a primeira pessoa que fez minha mãe ficar sem razão na minha frente, quando a mandou calar a boca porque tava sendo chata comigo.
fazia o dedo do meio comigo, ria quando eu fazia merda, me dava moedas, balas, brinquedos, até canudos ela guardava pra mim, auauahuah
ah, que agonia me dava quando eu a vi, perdendo a noção do que falava, sem equilíbrio pra andar ou ficar de pé....
aquilo não era viver
não era minha avó
fiquei longe
me afastei
e tentei pensar, não, eu não quero ver minha vó assim,
minha pessoa preferida, num fiapo de vida
eu nunca vou me esquecer de quando eu perdi a paciência e falei pra minha mãe "a vó tá morrendo, ela precisa ir pro hospital, vamos buscá-la hoje na casa do tio"
minha vó estava na casa do meu tio pelo fato de minha mãe ter ficado com uma crise nos músculos e a vó foi pr casa do meu tio, onde nunca morou, apenas visitava.
me lembro deu entrando no quarto de minhas primas e minha vó fitando o teto, sem ter notado a minha presença, o que ela nunca fazia....
ao pegá-la no colo ela falou "me solta, me solta, medo" e começou o pai nosso, sem qualquer órdem, começava e recomeçava, sem chegar ao fim.
eu sem querer bati com a cabeça dela na porta, auhauhauha, sem querer, eu sou desastrado e me lembro que ela falou "minha cabeça, aiii minha cabeça" e falou algum palavrão.
quando a deixamos no hospital eu tinha a certeza que de lá ela não sairia mais, dei tchau quando, fui embora, andei até o centro da cidade, e fui no caminho pensando, que nunca mais falaria com a minha vó....
foram doze dias no hospital até ela falecer....
e são o que? três anos que toda vez que eu passo pela sala de casa que procuro os olhinhos de lagartixa sentada no sofá, lendo panfleto de promoção, dobrando meia ou assobiando pra mim.
te amo vó, nunca vou te esquecer, e que falta você faz!!! fique em paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário