Mudando a perspectiva

Mudando a perspectiva

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

o elogio da crítica

Despertou minha curiosidade o fato de que quando se elogia uma pessoa, em grande parte dos casos, a pessoa se sente pesada com o ocorrido, parece que estamos falando algo de ruim.
é de causar uma grande e profunda estranheza: não seria para a pessoa se sentir bem por ganhar elogios por algo que faz ou possui?
acreidito que acaba acontecendo o oposto ao que se é preterido por quem é o agente do elogio: o passivo da ação recebe algo positivo como um fator de comprometimento e peso futuro.
Quando se recebe um elogio e a pessoa não tem confiança ou não se conhece ao ponto de saber que estão falando de algo que ela mesma acredita ser verdadeiro, faz com que o elogio que foi recebido seja algo de esperado por quem elogiou ou por um grupo. A pessoa que a elogiou deverá esperar que sempre que veja a quem atribuiu certa habilidade que a mostre sempre, pois acredita ser algo que a outra domina. Ou seja, o elogiado vai ter que assumir a mesma postura sempre para que não perca o que foi atribuído e isso gera um comprometimento e um trabalho continuo, o que gera um peso: ter que ser assim sempre.
Ao passo que ao ser criticado, o indivíduo irá refletir sobre o que foi falado e se conhecerá melhor nesse aspecto em questão, sendo assim tentará mostrar a quem o criticou que na verdade possui sim aquele talento ou característica. Irá buscar uma forma de mostrar "veja, eu sou o que você falou que eu não era!". A crítica servirá de motivação para refletir e para mostrar ao outro que estava errado.
É estranho pensar que um simples elogio poderia salvar o processo inteiro de se sentir mal consigo pelo que a crítica proporciona.
Seria talvez interessante saber suas habilidades e ter idéia que sim você as possui, e que as desenvolvesse continuamente, sem ter que haver um mal estar.

Um comentário:

  1. Adorei o texto, é bem verdade mesmo.
    As pessoas tendem a não aceitar bem os elogios,
    talvez por não saberem sua própria importância e valor, ou em razão da nossa sociedade que insiste para que sejamos humildes ou melhores ainda do que somos.

    agora, te seguindo. hihihi!
    Bisous!

    ResponderExcluir